Case de sucesso: como a OIPÉ contribui para o sucesso da Dra. Cherie?

Trabalhando na gestão de um RH, talvez você tenha objetivos que podem parecer muito desafiadores, como melhorar o engajamento das equipes, ajudar os colaboradores a aumentarem a inteligência emocional e transformar a cultura de liderança. Além disso, é essencial conquistar credibilidade do ponto de vista da alta gestão.

A OIPÉ é uma consultoria com 10 anos de experiência, que tem ajudado gestores de RH com soluções de treinamento e desenvolvimento de líderes e times, o que promove a educação corporativa. Deve ser isso que você está procurando, não é mesmo?

Quer conhecer uma das empresas que se beneficiaram do trabalho da OIPÉ? Continue a leitura e saiba o que está por trás do crescimento da Dra. Cherie!

A Dra. Cherie e seu público

A Dra. Cherie foi criada pelas irmãs Ana Cecília Navarro, formada em Odontologia e especializada em Odontopediatria, e Ana Carolina Navarro, formada em Relações Públicas. A dentista enfrentava um desafio: encontrar roupas bonitas e alegres para vestir durante o trabalho. Assim, decidiu fazer suas próprias peças para usar no consultório.

As amigas ficaram encantadas com o resultado, de modo que Ana Cecília percebeu que havia uma demanda não atendida pelo mercado. Isso a levou a criar a Dra. Cherie em parceria com sua irmã, que se tornou peça fundamental no marketing da empresa.

As irmãs administram o negócio a partir do escritório central em São João da Boa Vista. Além do e-commerce, a marca conta com lojas físicas em Brasília, no Park Shopping, e em São Paulo, na famosa região da Rua Oscar Freire. Isso sem contar os grandes varejistas atendidos pela Dra. Cherie e os mais de 60 revendedores no Brasil e em outros países como Bolívia, Peru, Panamá, República Dominicana e Estados Unidos.

Os produtos trabalham os conceitos de empoderamento, gratidão, criatividade e inovação, o que eleva a autoestima das clientes. Também vale a pena mencionar as parcerias com a Disney e a Mattel, que possibilitam a fabricação de roupas decoradas com personagens que as crianças amam.

Quando todos esperavam que a Dra. Cherie fosse criar outra loja, Ana Cecília e Ana Carolina abriram uma cafeteria para entregar uma experiência a mais aos consumidores, oferecendo a eles momentos especiais. Situado ao lado da loja que fica em São Paulo, o café atende à demanda dos clientes e de outros turistas que visitam a região. Além disso, a iniciativa gera amor, que é um dos propósitos da marca.

O projeto e suas etapas

A OIPÉ oferece diferentes projetos, que atendem a necessidades variadas. Entre eles estão o coaching de equipe, o desenvolvimento de líderes e a mentoria. No caso da Dra. Cherie, as atividades começaram com um workshop de comunicação não violenta, envolvendo 2 dias e meio de trabalho em equipe, que àquele tempo não era tão grande.

Depois de algum tempo, a OIPÉ foi chamada novamente, em uma época em que os colaboradores estavam muito sobrecarregados por conta do grande crescimento da empresa. Dessa vez, o workshop foi voltado para a expressão de sentimentos, visando ajudar os membros da equipe a se expressarem sobre o que esperavam.

A intenção era entender a raiz dos problemas que eles estavam tendo, e esse objetivo realmente foi alcançado. Foi um momento de expressão de vulnerabilidade, no qual foi estabelecido um diálogo importante entre diretoria e colaboradores.

Depois, assim que os líderes já estavam estabelecidos em seus setores, foi providenciado um encontro voltado para aqueles profissionais. As atividades envolveram um workshop de liderança e comunicação não violenta, em 2 dias intensos com bastante troca de conhecimento.

Também foram providenciados encontros virtuais voltados para os líderes, um deles focado em comunicação não violenta e outro em metas pessoais. Um dos objetivos nesse caso era avaliar o progresso feito desde o evento anterior.

O projeto desenvolvido com a ajuda da OIPÉ não acabou por aí, uma vez que a intenção é ampliar esse trabalho focando ainda mais as lideranças, de forma que elas multipliquem os conhecimentos adquiridos.

A ajuda fornecida pela OIPÉ e seus benefícios

A ajuda da OIPÉ teve um papel fundamental na criação de uma cultura de empatia e expressão de sentimentos na empresa. Isso é ainda mais importante quando se considera o propósito da Dra. Cherie, que é colocar amor em todo o processo. Nesse sentido, a comunicação não violenta, que envolve saber se expressar e receber a mensagem, corresponde perfeitamente com a necessidade do negócio.

Visto que tais conceitos fazem sentido para o propósito da Dra. Cherie, foi possível criar uma cultura forte, que está dentro de cada colaborador. Inclusive, até mesmo os novatos têm muita facilidade de se adaptar à cultura da empresa, já que cada colega é um transmissor desses valores.

Ana Carolina conta o que está achando do avanço:

“Essa experiência foi fantástica. Cada treinamento é uma nova motivação e os colaboradores se sentem felizes em participar. Eles estão mais motivados, desempenham melhor as suas funções e trabalham melhor. A cada encontro mergulhamos em nós mesmos e no universo do outro, o que proporciona momentos de felicidade, afetando nosso dia a dia positivamente.”

Os resultados do desenvolvimento dessa cultura são muito evidentes. A empresa, que nasceu na casa da mãe das sócias vendendo pelo WhatsApp, hoje tem um e-commerce que vende para todo o Brasil, além de uma forte presença nas redes sociais — no Instagram são mais de 540 mil seguidores.

Nesses 5 anos, a Dra. Cherie tem conquistado muito mais que clientes: em conjunto com centenas de milhares de fãs, a empresa conquistou uma família com um negócio que vai além de vender jalecos: é um trabalho feito com paixão e amor.

Alcançar um resultado como esse depende de treinar e desenvolver os líderes e suas equipes, o que envolve aprimorar a estratégia de educação da empresa. Quando os colaboradores recebem tal capacitação, os benefícios podem ser observados, por exemplo, no entrosamento dos times, no relacionamento com os clientes e nos resultados do negócio.

A OIPÉ apoia o desenvolvimento de líderes e equipes, incentivando o diálogo e as práticas transformadoras com o objetivo de promover engajamento e bem-estar. Isso é a construção de uma cultura organizacional que melhora os relacionamentos e gera resultados sustentáveis no longo prazo.

Quer levar esses benefícios para a sua empresa e fazê-la crescer? Entre em contato conosco e veja como nós podemos ajudar!