Confira 4 estratégias para melhorar a motivação no trabalho!

Não é novidade para ninguém que a motivação no trabalho é um dos elementos mais importantes para o desempenho de colaboradores. Aqueles que encaram suas atividades profissionais como uma mera obrigação estão fadados a performar abaixo de seu potencial, o que, no fim das contas, prejudica sua própria saúde emocional e, em maior escala, a produtividade da empresa.

Embora a importância da motivação seja bem assimilada pela maioria, isso não reflete no que acontece na prática. Uma recente pesquisa da Gallup, que avalia as condições de trabalho em âmbito mundial, revelou que apenas 15% dos colaboradores estão, de fato, engajados em suas tarefas. Sendo assim, cabe aos gestores encontrar caminhos para contornar tal cenário.

Com essa proposta, criamos este artigo. Nele, vamos indicar 4 estratégias fundamentais para você proporcionar um ambiente mais encorajador para seus funcionários. Confira!

1. Estabeleça uma cultura empresarial

A cultura empresarial é o conjunto de valores, hábitos e crenças que direcionam as ações dos integrantes de uma empresa. Trata-se de regras explícitas ou implícitas que precisam ser respeitadas para criar um ambiente positivo e voltado para a produtividade.

Em qualquer aula de administração, aprende-se que um dos primeiros atos na formação de uma companhia é o estabelecimento desses ideias. Vale lembrar, porém, que é necessário tirá-los do papel e praticá-los no dia a dia. Instituir uma cultura empresarial clara e agir de acordo com ela tem efeito direto nos colaboradores, que, unidos sob os mesmos ideais, têm maior motivação para exercer seus papéis.

2. Celebre conquistas e metas alcançadas

Criar metas a serem batidas é uma das formas mais antigas de se manter alguém motivado. Porém, se o seu cumprimento não vier acompanhado de celebrações, elas começam a perder valor. Por isso, crie maneiras de enaltecer as conquistas de seus colaboradores. Pessoas que se sentem especiais em seu emprego tendem a manter a motivação no trabalho.

Mesmo que sua empresa não possa oferecer prêmios ou bonificações, passar feedbacks sobre o desempenho do staff pode ser o suficiente. Assim, todos entendem o que estão fazendo certo e onde há espaço para melhorias.

3. Incentive o crescimento profissional

Oferecer um plano de desenvolvimento de carreira é uma das melhores técnicas para atrair e reter profissionais de qualidade. Além disso, é uma forma de garantir que todos estejam capacitados para exercer as funções que lhe cabem. Portanto, busque investir em cursos profissionalizantes e programas de capacitação que possam trazer impacto para os participantes e para seu respectivo desempenho.

4. Invista em uma comunicação clara

É dever do empregador estabelecer uma comunicação clara com seus colaboradores, a fim de evitar mal entendidos e deixá-los a par do que se passa dentro da empresa. Ademais, a noção de que existe abertura para se comunicar com superiores dá maior segurança aos colaboradores para esclarecer dúvidas e oferecer sugestões construtivas. Portanto, criar canais claros de comunicação é uma estratégia eficiente para manter os membros de uma organização engajados em suas tarefas.

Garantir que os colaboradores se mantenham engajados em suas funções exige um olhar sistêmico. É preciso avaliar todos os componentes que influenciam na qualidade do ambiente profissional e fazer mudanças pontuais, a fim de otimizar o processo.

Além disso, é imprescindível conhecer a fundo os membros da equipe e tratá-los como verdadeiros parceiros. Motive-os, invista em seus futuros e escute o que têm a dizer. Essa é a receita para elevar a motivação no trabalho.

E aí, concorda com as 4 dicas apresentadas no artigo? Acha que ficou faltando alguma coisa ou quer tirar dúvidas? Queremos ouvir o que você tem a dizer! Deixe seu comentário no post!

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