O papel do Líder: como tornar organizações mais saudáveis e produtivas

Destaques de Patrick Lencioni na HR conference 2019 promovida pela HSM. Se você quer se aprofundar mais no conteúdo clique nos títulos e acesse a fonte.

Engajamento

👍Combater o anonimato: colaboradores tem que sentir que seu líder se interessa por eles como pessoa. Ele deve saber que é conhecido.

👍Combater a irrelevância: fazer o colaborador entender que o trabalho dele importa e como impacta o todo.

👍Medição: oferecer ao colaborador mecanismos para ser bem sucedido e poder medir sua própria performance. Sobre performance review ele diz: ” I don’t like performance reviews. O funcionário não ouve.Tenha conversas de desenvolvimento. É sobre o que a pessoa sabe e quer para si mesma. A função do líder é apoiar (coach) a pessoa na direção do que ela quer e como ela pode evoluir nessa direção”

Times de Alta Performance

Precisamos construir confiança e para isso, precisamos demonstrar vulnerabilidade. Só assim podemos lidar com os conflitos de forma saudável.

E o que dizer da falta de diálogos significativos?

Devemos dialogar constantemente e de forma intencional. Segundo Lencioni, se você não está a fim de fazer não seja líder. Se as pessoas não falam o que elas pensam é ruim para todo mundo. Um time todo se beneficia com conversas francas mesmo que seja um grande desconforto ouvir e dizer coisas difíceis.

Confronte os problemas logo , regulamente e constantemente!

Pesquisa da Degreed mostra que mais de 50% dos colaboradores no Brasil tem medo de colocar suas idéias por medo de retaliação. Alerta: estamos acima da media global!

É possível que no diálogo alguém ultrapasse o limite. Se acontecer, peça desculpas e construa uma relação ainda mais forte.

Vulnerabilidade

Como expor vulnerabilidade na liderança? Comece aos poucos (pela liderança) e convide as pessoas a fazer o mesmo:

🎁Conte algo sobre quem você é.

🎁Algo difícil que aconteceu em sua vida.

🎁Círculo de feedback: diga algo face to face que a pessoa faz que ajuda o time e uma coisa que atrapalha.

Reuniões mais Produtivas

Líderes precisam ser Chief Metting Officers:

1) como deixar de aceitar que reuniões são improdutivas e torná- las melhores?

2) qual a qualidade das reuniões? As pessoas contrapõem umas às outras?

3) faça a reunião ser interativa e fale dos 2 tópicos críticos do momento.

É menos criar defesas (regras) e mais sobre gerar ofensivas na direção do que se quer.

Ele diz que as vezes devemos quebrar as regras e para ilustrar, contou a história bem sucedida do Ken Blanchard que estava no aeroporto para pegar um avião e esqueceu o seu documento. Ken foi até a livraria e pegou um livro escrito por ele e levou até a companhia aérea, dizendo que ele era o autor. Deixaram ele embarcar.

Fechando a conferência Lencioni deixou alguns recados:

CEOs:

“Algumas funções você não pode abdicar nem delegar”

“Se sua motivação é servir as pessoas você está no lugar certo”

RH:

Você tem a função de falar “the kind truth” buscando tornar a organização humanamente funcional.

Saiba mais como podemos apoiar a construção de times de alta performance utilizando práticas como a abordagem de Lencioni. Vamos conversar?

Posts recentes

Ver tudo

Escolhi esse título para falar de uma etapa importante na vida de uma equipe, a etapa de conflito. De certa forma, todos nós tememos o conflito porque ele está relacionado à presença de emoções que no

Porque a hierarquia de necessidades de Maslow talvez não seja a melhor forma de entender as suas necessidades? Muitas pessoas têm compartilhado a Hierarquia de Necessidades de Maslow para explicar nos