• Oipé

3 Idéias sobre novos paradigmas da liderança

Atualizado: 18 de Jul de 2018

Os paradigmas da liderança vêm mudando nos últimos anos. Nunca se ouviu falar tanto sobre liderança autêntica, líderes servidores e liderança positiva.


Para J.C.Hunter, consagrado autor de Como se Tornar um Líder Servidor, liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força de caráter.

Segundo o autor o estilo de liderança baseado no poder existe há milhares de anos mas já não se mostra tão eficiente como antes.


Kazuo Inamori, fundador e presidente da Kyocera, diz: “Seja em pesquisa e desenvolvimento, na gerência da empresa ou em qualquer outro aspecto do negócio, a força ativa são as pessoas”.


Na sua visão a tarefa do líder começa em proporcionar bem-estar material e espiritual aos seus funcionários.


A empresas saudáveis serão as que conseguirem sistematizar formas de reunir as pessoas para desenvolver os melhores modelos mentais para enfrentar situações cada vez mais complexas e dinâmicas.

Uma das grandes tarefas do líder é criar uma visão de futuro. Essa visão somente é compartilhada quando todos, líderes e liderados assumem o comprometimento mútuo de mantê-la não só individualmente, mas em conjunto. Essa tarefa só se torna possível a partir de um diálogo autêntico e contínuo.


Quando realmente compartilham uma visão, as pessoas sentem-se conectadas, ligadas por uma aspiração comum.


Bill George, professor da Harvard Business School, fala que a idéia chave em ser um líder autêntico é a de promover o empoderamento das pessoas, e para isso deve-se manter conversas sinceras que construam confiança e compromisso.


Acreditamos que um programa de desenvolvimento de líderes nas organizações, deve contemplar a formação de grupos de diálogo periódicos, mediados por facilitadores internos ou externos, que apoiem a transferência de conhecimentos para o dia a dia do negócio.


Você está disposto a começar?


56 visualizações