• Oipé

Problemas de comunicação?

Atualizado: 28 de Mar de 2019

Problemas de comunicação são frequentes e eles podem causar certa raiva e muito desconforto algumas vezes. Podem ser problemas técnicos como: seu telefone de casa não pega e você precisa fazer uma ligação urgente, seu celular não está na área de cobertura ou quando você fica sem Wi-Fi.


Hoje queremos abordar outras questões relacionadas ao tema.


Muitas vezes temos a oportunidade de nos comunicar mas acabamos não fazendo o melhor uso desse canal.


O que queremos dizer é que, acabamos escolhendo “não falar” para evitar um conflito (fuga), por medo de magoar alguém ou por receio de sofrer alguma punição/retaliação (não óbvia), a partir do que dizemos.


Como consultoras e facilitadoras de grupos em organizações, ouvimos muitas histórias parecidas quando interaginos com líderes e equipes, por exemplo: e se eu dizer isso e ele achar que sou incompetente? Uma delas, foi a de um funcionário que sabia que não poderia entregar o projeto no prazo pedido, e ainda assim não comunicou ao seu líder a sua preocupação.

E se ela achar que sou arrogante? E se me mandar embora? E se....? E se...?


Além da falta de comunicação ouvimos muitos relatos de excessos como: caixas de e-mail lotadas, muitas pessoas em cópia (uma forma de proteção hoje em dia: o famoso “mas eu te avisei por e mail”....), muitas ferramentas e mídia social à disposição.


🤨Destaque também para o famoso “rádio peão“ onde vamos todos multiplicando informações que acabam por confundir e causar ansiedade generalizada.


E o que falar sobre se comunicar com públicos diversos, ter um discurso motivador, cascatear informação para os diversos níveis dentro a organização (que mais acaba virando um “telefone sem fio”), ter um diálogo inclusivo (muito bonito em teoria), entre outras situações que chegam até nós.


Seja qual for o problema de comunicação na sua empresa, seja protagonista em resolvê-lo:

👋não espere seu lider chamar para conversar

👋interrompa uma reunião que lhe parece improdutiva (com elegância) colocando sua percepção

👋 enfrente os problemas não as pessoas (parafraseando Ury)

👋 tenha coragem de mostrar suas vulnerabilidades, não tenha medo de errar (não dá para inovar sem isso)


Espero que esse artigo te ajude a ter boas reflexões e uma vida profissional de diálogos mais significativos com mais harmonia.


Escreva contando para gente como foi!


Boa sorte 🍀


Um abraço 🤗


www.oipe.com.br/inscricao






64 visualizações