• Oipé

Qual a importância do relacionamento interpessoal nas organizações?

Atualizado: 29 de Mar de 2019


Desde as primeiras reuniões em torno de uma fogueira até a chegada de Neil Armstrong à Lua, a comunicação tem sido a base da sobrevivência e da evolução humana. Dentro das organizações não é diferente, comunicação e relacionamento interpessoal são palavras-chave.


Seja quando o CEO transmite um comunicado aos colaboradores ou quando um colega de trabalho envia um e-mail para outro, a comunicação está lá. O problema é que ela nem sempre tem a fluidez necessária, existem muitas barreiras (internas e externas) que impedem o sucesso no diálogo.


No artigo a seguir, vamos explicar qual a importância da comunicação e do relacionamento interpessoal. Boa leitura!


Aumento de produtividade


Muitos gestores não percebem, mas a comunicação está diretamente associada à produtividade. Quando os profissionais deixam de dialogar, atuam em desarmonia e os erros crescem. Logo, o nível de entrega cai e todo o empreendimento é prejudicado.

A boa comunicação, todavia, ajuda na construção de equipes mais alinhadas e que compartilham o mesmo propósito. Isso estimula o aumento das entregas diárias, tornando a organização mais próspera e produtiva.


Maior engajamento e bem-estar


Muitas empresas contam com um clima tóxico, isto é, uma atmosfera que afasta até os colaboradores mais apaixonados pela marca. Esse clima é resultado das relações desajustadas, como conflitos, intrigas e fofocas. Ao analisar o assunto de forma profunda, é possível perceber que está ligado a problemas de comunicação.

Nesse sentido, ao promover comunicação e relacionamento interpessoal saudáveis, a empresa permite que os talentos fiquem mais próximos, entusiasmados e engajados no trabalho. A ocorrência de conflitos também pode cair significativamente, o que resulta em um clima de bem-estar ao longo do expediente.


Retorno sobre o investimento