• Oipé

Qual a importância do relacionamento interpessoal nas organizações?

Atualizado: 29 de Mar de 2019


Desde as primeiras reuniões em torno de uma fogueira até a chegada de Neil Armstrong à Lua, a comunicação tem sido a base da sobrevivência e da evolução humana. Dentro das organizações não é diferente, comunicação e relacionamento interpessoal são palavras-chave.


Seja quando o CEO transmite um comunicado aos colaboradores ou quando um colega de trabalho envia um e-mail para outro, a comunicação está lá. O problema é que ela nem sempre tem a fluidez necessária, existem muitas barreiras (internas e externas) que impedem o sucesso no diálogo.


No artigo a seguir, vamos explicar qual a importância da comunicação e do relacionamento interpessoal. Boa leitura!


Aumento de produtividade


Muitos gestores não percebem, mas a comunicação está diretamente associada à produtividade. Quando os profissionais deixam de dialogar, atuam em desarmonia e os erros crescem. Logo, o nível de entrega cai e todo o empreendimento é prejudicado.

A boa comunicação, todavia, ajuda na construção de equipes mais alinhadas e que compartilham o mesmo propósito. Isso estimula o aumento das entregas diárias, tornando a organização mais próspera e produtiva.


Maior engajamento e bem-estar


Muitas empresas contam com um clima tóxico, isto é, uma atmosfera que afasta até os colaboradores mais apaixonados pela marca. Esse clima é resultado das relações desajustadas, como conflitos, intrigas e fofocas. Ao analisar o assunto de forma profunda, é possível perceber que está ligado a problemas de comunicação.

Nesse sentido, ao promover comunicação e relacionamento interpessoal saudáveis, a empresa permite que os talentos fiquem mais próximos, entusiasmados e engajados no trabalho. A ocorrência de conflitos também pode cair significativamente, o que resulta em um clima de bem-estar ao longo do expediente.


Retorno sobre o investimento


Ao analisar centenas de empresas que investem em comunicação interna, a consultoria Towers Watson descobriu que elas geram 47% a mais de retorno financeiro aos seus investidores. Em outras palavras, são organizações mais rentáveis.


Há uma série de motivos para explicar o melhor desempenho financeiro. A redução de custos com erros e demissões e o aumento da receita pelo melhor atendimento aos clientes são bons exemplos disso.


Clientes mais satisfeitos


Ao cuidar dos funcionários, é possível melhorar a experiência dos clientes. Colaboradores satisfeitos atendem bem seus clientes e também são mais solícitos e ágeis para resolver os problemas. Isso é uma grande vantagem, afinal, só em 2015, 85% dos clientes migraram para a concorrência porque foram mal atendidos.

Mas lembre-se de uma coisa: clientes bem atendidos atuam como promotores da marca, falando bem da empresa para seus amigos e familiares. O contrário também é válido. Logo, investir na comunicação e na relação interpessoal pode não só garantir o bom atendimento aos clientes, como também a boa reputação da marca.


Uma ótima prática para melhorar a comunicação e relacionamento interpessoal é contar com o apoio de especialistas. A OIPÉ apoia o desenvolvimento de líderes e equipes, facilitando diálogos e práticas transformadoras que trazem maior engajamento, bem-estar e significado conjunto.


Nosso conteúdo foi informativo para você? Gostaria de ver essas melhorias na sua empresa? Então, entre em contato conosco e conheça as soluções que temos para você!


75 visualizações