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Empatia na liderança

Os ingredientes de uma relação empática começam com um foco total compartilhado entre duas pessoas, o que leva a uma sincronia física inconsciente que gera sensações agradáveis.
Segundo Daniel Goleman, a empatia exige um ato de autoconsciência: ler o outro implica conectar-se consigo mesmo.

Roman Krznaric, autor do livro O Poder da Empatia e um dos fundadores da The School of Life, diz que a melhor razão para desenvolver o hábito de empatizar é criar laços humanos que fazem a vida valer a pena.


Quando realmente reconhecemos que somos homo empathicus, animais sociais que florescem em conexão, não no isolamento, faz pouco sentido reprimir o lado empático que possuímos. Nosso bem-estar depende de sairmos de nossos próprios egos e entrarmos na vida de outros, tanto pessoas próximas, quanto mais distantes.


Há quem tema que o fluxo frenético de distrações atual seja uma erosão da empatia e da compaixão. Quanto mais distraídas as pessoas estão, menor é a capacidade de expressá-la.


Hoje sabemos que uma das tarefas do líder é criar um ambiente que gere engajamento e bem estar. Uma equipe pouco engajada é menos produtiva e faz pouco uso de seus próprios talentos.


O líder que estiver disposto a ouvir com a intenção genuína de compreender o outro, terá maior sucesso em gerar relações de confiança e melhores resultados a partir de compromissos mútuos.


Se você está disposto a praticar mais empatia em sua vida confira algumas dicas inspiradas nas pesquisas da neurocientista alemã Tania Singer.


Evite:

  • Encerrar o assunto: “Anime-se. Não se sinta mal”

  • Solidarizar-se: “Oh, coitadinho!”

  • Interrogar: “Quando foi que isso começou?”

  • Explicar-se: “Eu teria telefonado, mas...”

  • Corrigir: “Não foi assim que aconteceu...”

  • Aconselhar: “ Por que você não fez assim...”

  • Competir pelo sofrimento: “Isso não é nada; espere até ouvir o que aconteceu comigo...”

  • Educar: “Isso pode acabar sendo uma experiência muito positiva para você”

  • Consolar: “Não foi culpa sua, você fez o melhor que pode”

  • Contar uma história: “Isso me lembra uma ocasião..”

Pratique:

  • Presença: estar genuinamente no aqui e agora

  • Escutar: com a intenção de compreender e não para responder

  • Espelhe: repita o que o outro disse. É uma forma de validação

  • Lide com o silêncio!


Boa prática!


Um forte abraço





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