top of page

Hierarquia de Necessidades?

Porque a hierarquia de necessidades de Maslow talvez não seja a melhor forma de entender as suas necessidades?

Muitas pessoas têm compartilhado a Hierarquia de Necessidades de Maslow para explicar nossas necessidades e motivações durante esses tempos de Pandemia.

Embora faça sentido intuitivo, esse modelo não foi comprovado por pesquisas e é bastante simplista, não representando a complexidade das necessidades e motivações humanas. A lista de necessidades lá é muito limitada.

Em seu livro ’Em Busca de Sentido’, Viktor Frankl relata sua história pessoal — não um modelo abstrato. Ao viver no campo de concentração — sem ‘necessidades básicas’ classificadas por Maslow como comida e segurança, — o que realmente fez dele um sobrevivente durante e depois da guerra foi sua busca por significado. Portanto, as faltas geradas no campo de concentração na guerra não o impediram de buscar significado. Na verdade, essa busca foi o que o fez dele um sobrevivente — seria então a necessidade de sentido uma necessidade básica?

Pode ser que algumas de nossas necessidades mais básicas sejam de pertencer e conectar com outros. Através do pertencimento, podemos ser atendidos e atender a outras necessidades, como alimentação, segurança e proteção em um mundo interdependente e incerto.

Do ponto de vista da Comunicação Não Violenta, todas as necessidades são importantes e legítimas. O autor Marshall Rosenberg explica essa forma extremamente útil de nos comunicarmos de forma mais eficiente, suprirmos tanto as nossas necessidades quanto a necessidades daqueles ao nosso redor para gerar relacionamentos e uma vida mais harmoniosa.

Para melhorar nossa capacidade de lidar com o contexto atual e incertezas inerentes da vida, precisamos aumentar nosso vocabulário de necessidades e sentimentos. Identifique quais necessidades não estão sendo atendidas quando você se sente frustrada, triste, zangado. A partir daí, encontre maneiras novas, alternativas e realistas de atender à essas necessidades através de novos acordos e pedidos com aqueles ao seu redor. O livro Comunicação Não Violenta de Rosenberg e seus videos online são outros ótimos recursos também.

Manu Farenzena| Coach, Facilitator & Consultant

bottom of page