top of page

QUAIS AS COMPETÊNCIAS DE UM COACH?

É com muita gratidão e orgulho que compartilhamos depoimentos sobre o Workshop CNV4coaches e algumas reflexões sobre competências essenciais em coaching. Se você é líder acreditamos que já esteja sendo desafiado a utilizá-las certo?


Escuta Radical

Escutar sem julgar e aconselhar é um dos pilares da Comunicação Não Violenta e também uma das maiores habilidades do profissional coach. Essa habilidade é lindamente retratada na crônica Escutatória de Rubem Alves:


"O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranquila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: "Se eu fosse você". A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina. Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção."


Vulnerabilidade

" Ser flexível e seguro no processo de coaching exige lidar com nossa vulnerabilidade, estar atendo aos sentimentos que nosso coachee (cliente) desperta em nós e estar aberto para compartilhar tudo isso com nosso ele. Não julgar não significa “descartar” nossa intuição, mas sim, não agir a partir dela, sem validar com nosso coachee. Presença significa dar voz à nossa voz interna, sem deixar que ela conduza o processo de coaching de forma automática. Presença significa abandonar o auto julgamento, adquirindo maior confiança para experimentar novas possibilidades na condução do processo. É arriscar "


Presença

A Presença em coaching pressupõe estar conectado consigo mesmo (eu coach), com o coachee (seu cliente ) e com o processo (o coaching). Conexão é a base a partir da qual construímos proximidade e confiança com nossos coachees. É o alicerce que nos permite, como coaches, sermos flexíveis, criativos e estarmos atentos a esses 3 elementos, em especial, à agenda do nosso cliente.


Quer saber mais sobre como o processo de coaching pode apoiar seu desenvolvimento profissional e pessoal?


Venha tomar um café conosco!

bottom of page