top of page

Que que rituais você tem adotado para manter sua saúde física e mental?


Eu me inspiro muito nos ensinamentos que aprendi com Dra. Susan Andrews que coordena uma ecovilla chamada Instituto Visão Futuro em Porangaba interior de São Paulo. Arrisco dizer que Dra. Susan é a pessoa que melhor faz a ponte entre as sabedorias orientais do Yoga com os estudos mais recentes da neurociência.



Ela investigou profundamente sobre bem estar e felicidade. Começando por a seguinte pergunta: Por que estamos tão interessados nesse tema: Bem Estar e Felicidade?


Porque felicidade aumenta a imunidade. Porque as pessoas felizes vivem mais. Porque aumenta o desempenho no trabalho. Porque as pessoas mais felizes ajudam mais seus colegas e isso impacta no clima da organização.


Vivemos em uma sociedade extremamente sobrecarregada por informação. Se na época das cavernas o hormônio “cortisol” nos levava a lutar, fugir ou paralisar diante de eventuais de ameaças a vida, hoje


em dia as ameaças são constantes: uma cortada no trânsito, um e-mail que chega como cobrança, um prazo que não vamos conseguir cumprir, uma informação que já deveríamos saber, uma nova meta, um novo concorrente, uma promoção que vai exigir mais e, consequentemente, impactará na rotina familiar, entre inúmeras outras situações que nos tiram do centro diariamente.


E como lidar com tudo isso? Qual a solução?


Inserir hábitos na nossa rotina que minimizem o efeito desse contexto desafiador que estamos e seguiremos vivendo:


De acordo com Dra. Susan existem alguns aspectos que favorecem um corpo e mente sadio, resultando em bem estar e felicidade, são eles:



1) Cultive “Resposta ao Relaxamento” – Dra Susan nos convida a cultivarmos intencionalmente um estado de atenção a um estímulo repetitivo que “desliga” o “diálogo interno” diminuindo assim a estimulação do sistema nervoso simpático. Algumas sugestões de estímulo pode ser a respiração, um ponto fixo ou um som (mantra). Algumas empresas já estão atentas a importância disso e incluem nas suas práticas. Marcela Cerebelli sugere outras estratégias de relaxamento voltadas a percepção sensorial, como um banho ou uma massagem.


2) Nutra-se em Espaços Verdes – Vitamina V – Dra. Susan enfatiza fortemente que a natureza reduz sintomas depressivos, melhora o sistema imune, cognição e memória. Uma hipótese para essa ideia é a Biofilia, pois nós humanos vivemos 99,99% da nossa história na natureza. Stephan Kaplan, desenvolveu teoria de que a natureza pode restaurar nosso foco e nossa atenção (Attention Restoration Theory). A natureza nos traz uma sensação de “estar longe”. Estar na natureza nos da uma sensação de pausa dos nossos aborrecimentos e obrigações. O ambiente natural também possui propriedades restaurativas, tão rico que é a capaz de envolver nossa mente normalmente ocupada pelas preocupações cotidianas. Baseada nessa dimensão, muitas empresas têm adotado iniciativas como aumentar a quantidade de plantas nos seus escritórios e/ou levar seus eventos para espaços verdes ou em que a natureza esteja disponível.


3) Adote Rotina Ritmada (alimentação, sono e movimento) – Segundo a antroposofia e a medicina milenar Indiana a Ayurveda nossa saúde esta ligada seguirmos um ritmo conectado com o ritmo da natureza. O que significa isso? Que idealmente deveríamos acordar com o nascer do sol, nos alimentarmos em horários mais ou menos fixos (fazendo da refeição do almoço a maior refeição, café da manhã e almoço mais leves), nos movimentarmos pelo menos 30 minutos por dia. Além disso, o dia precisa conter pausa, assim como nossa respiração (tem pausa), nosso dia, nossos meses, nossos anos precisam de pausa.


4) Cultive Laços Afetivos – Pertencer a uma comunidade, sentir que há apoio social (amigos, casamento saudável, família). Quanto mais convivência harmoniosa, maior a secreção de ocitocina (hormônio antídoto ao cortisol – hormônio do estresse). Dra. Susan conta que em algumas comunidades indígenas a solução para a doença mental é ficar próximo a pessoa que está doente, evitar deixá-la sozinha. Nesse sentido desenvolvemos na Oipé o “produto” Rituais Generativos que tem como objetivo auxiliar organizações no processo de nutrir espaços de apoio social, empatia, comunidade.


Patricia Müller Buzolin


Referências:


A ciência de Ser Feliz – Susan Andrews

Stress a seu favor – Susan Andrews

Aurora: o despertar da mulher exausta – Marcela Ceribelli


bottom of page