top of page

Hierarquia nas empresas: o que são organizações horizontalizadas?

O conceito de hierarquização vertical é um modelo conhecido e adotado pela grande maioria das empresas. Essa estrutura organizacional é a mais comum e vem sendo difundida ao longo de muitos anos, sendo naturalmente incorporada quando se pensa uma organização.

Com a figura centralizada de chefes, que comandam suas equipes e têm subordinados para as tarefas mais diversas, as organizações verticalizadas funcionam. Mas tem ganhado força a concepção de uma estrutura organizacional horizontal no mundo corporativo.

A hierarquia nas empresas é um fator de grande debate. Organizações horizontalizadas têm se popularizado e conquistado grandes resultados. Que tal conhecer mais sobre esse modelo? É só seguir a leitura!

As características das organizações horizontais

Sem definir uma relação hierárquica centralizada em uma pessoa ou um grupo de diretores, por exemplo, a gestão nas organizações horizontalizadas é um processo coletivo e democrático. Com as responsabilidades divididas de forma igualitária entre a equipe, amplia-se o diálogo, e as decisões são tomadas em consenso.

Dessa forma, a instituição tem tudo para construir relacionamentos de respeito e crescimento mútuo, atribuindo aos colaboradores funções diferentes, mas poderes semelhantes. Cada um terá o seu papel e o seu peso em cada ação desenvolvida pela empresa, na busca pelo aperfeiçoamento pessoal e profissional e por um lugar de destaque no mercado.

Diluir as responsabilidades não significa necessariamente acabar com a hierarquia nas empresas. Deixe claro que cada um pode e deve contribuir, dê autonomia à equipe, mas garanta que um colaborador terá o papel de gestor. Mas entenda “gestor” como a pessoa que organizará os trabalhos, e não como um chefe autoritário.

Benefícios em aplicar a gestão horizontal

Transformar a estrutura organizacional traz uma série de vantagens. Ao promover a troca de ideias dentro de um mesmo nível hierárquico, o diálogo é incentivado, e a comunicação interna melhora consideravelmente. Afinal, todos estão buscando as respostas e opinam sem a restrição da censura do chefe.

Propiciar um ambiente horizontal é estimular o desenvolvimento de habilidades. Ter profissionais de diferentes perfis construindo soluções em conjunto é potencializar talentos que não seriam desenvolvidos de forma individual. Um colaborador mais introspectivo pode se transformar em um ótimo comunicador; um funcionário impulsivo pode exercitar a racionalidade, e assim por diante.

Com toda essa interação, a empresa se transforma em um organismo vivo. Isso melhora a gestão do tempo e a produtividade da equipe. Sem falar que a mediação de conflitos precisa, obrigatoriamente, ser feito por colaboradores pareados. Assim, há o exercício da empatia, bem como da iniciativa, pois não dá para esperar o chefe resolver a questão.

Como aplicar na empresa

É preciso que a mudança de hierarquia nas empresas faça parte de uma estratégia. Não adianta apenas implementar esse conceito de forma isolada. O primeiro passo é entender a situação atual da organização.

Com os dados em mãos, verifique quais são os cargos hierárquicos superiores e se há condições de tornar essa relação horizontal. Os planos de carreira precisam ser bem estruturados. Ter uma estrutura horizontalizada não quer dizer que todas as remunerações serão idênticas, então, deixe os critérios para formação de salários transparentes.

Posicione os cargos em nichos horizontais, estabelecendo grupos de trabalho e tendo uma referência de linha de atuação. Envolva o RH em todo o processo, pois essa será a área que dará as orientações durante a implementação da gestão horizontal e também servirá como suporte nessa mudança.

A hierarquia nas empresas pode e deve ser motivo de conversas. Os benefícios do conhecimento compartilhado que a gestão horizontalizada proporciona são excelentes, mas é preciso que a organização esteja preparada e tenha perfil para implementar essa estrutura organizacional.

Se você quer se aprofundar mais sobre o papel do líder antes de tomar a decisão de mexer ou não no modelo de hierarquia da sua empresa, confira as ótimas dicas que Patrick Lencioni destacou sobre a figura do gestor na HR conference 2019, promovida pela HSM!

bottom of page