top of page

Qual a importância dos programas para desenvolvimento de líderes?

Nos próximos tópicos, vamos explicar como os programas de desenvolvimento de líderes geram benefícios à empresa. Portanto, continue conosco e tenha uma boa leitura!

Garante o desenvolvimento da liderança de ponta

Mesmo para os cargos mais baixos, 61% dos empregadores afirmam ter dificuldades na contratação. Para cargos de liderança esse número é muito maior. Por essa razão, é preciso investir em quem já está dentro da empresa e, então, estimular o seu desenvolvimento.

Os programas garantem que profissionais de perfil técnico, sem experiência com liderança, sejam preparados para liderar. Aqueles que já são líderes, por sua vez, podem desenvolver novas competências. Assim, é possível aproveitar e desenvolver uma liderança efetiva.

Facilita a criação de equipes de alta performance

Muitos gestores desejam equipes de alta performance, mas não sabem exatamente como construí-las. Em geral, esses times compartilham três coisas em comum: um propósito bem definido, confiança mútua e, claro, um líder de alto desempenho.

Sem um ótimo líder, é difícil formar uma ótima equipe. Geralmente os times compartilham os pontos fortes e fracos do seu líder. Por essa razão, bons programas para desenvolvimento de líderes são, de igual modo, investimentos nos profissionais e times de trabalho.

Aumenta o alinhamento com a cultura da empresa

Há algum tempo se sabe que não basta contar com gente produtiva. Quando líderes entregam grandes resultados sem abraçar os valores ou a filosofia da empresa, é provável que se encontre mais desvantagens do que benefícios.

Nesse sentido, outra vantagem do treinamento é o maior alinhamento à cultura da empresa. Os gestores podem crescer entendendo e vivendo na prática a declaração de missão, visão e valores do negócio, culminando em resultados conscientes e de impacto positivo.

Gera alto retorno sobre investimento

Boa parte dos investimentos das empresas são pensados em termos de retorno sobre investimento (ROI), pois o negócio precisa ser beneficiado de alguma forma. Os programas de desenvolvimento têm um alto retorno, pois garantem o crescimento dos líderes e times.

Esse ROI pode ser medido de diversas formas. O expediente ganha em produtividade, acerto nas ações diárias e qualidade do que é produzido. Da mesma maneira, é possível avaliar o retorno financeiro com o crescimento nas vendas e no faturamento da empresa.

Como você pôde observar, o desenvolvimento de líderes é essencial. Ele oferece uma série de vantagens, e toda a organização pode ser beneficiada. Para tanto, é importante contar com uma consultoria que proporcione bons programas de desenvolvimento de líderes.

E você, como anda seu programa de desenvolvimento de líderes? Precisa rever conceitos e implementar algumas mudanças? Então, entre em contato conosco e descubra as soluções que separamos para você. Teremos prazer em atendê-lo!

bottom of page